BiblioTICs arranca a 19 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Coruche

O BiblioTICs, Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços (PADES) da Rede de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, arranca já a 19 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Coruche com um programa de ações de formação, workshops e bootcamps. As atividades a desenvolver, destinadas a utilizadores de todas as idades, proporcionam formação básica em áreas tão diversas como Internet, robótica, modulação 3D, serviços públicos online e redes sociais. Recorde-se que o Projeto BiblioTICs muniu as Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo de computadores, portáteis, tablets, drones, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, kits de robótica e publicações. A Biblioteca Municipal de Coruche, que reabriu em setembro passado após renovação, oferece agora mais e melhores serviços à comunidade.

Uma Comunidade Intermunicipal, a DGLAB, 11 Municípios, 20 bibliotecas e quatro bibliotecas itinerantes juntaram-se em rede na missão de capacitar a população da Lezíria do Tejo através da implementação de um projeto comum desenvolvido em colaboração com os profissionais das bibliotecas. O BiblioTICs prevê assim a capacitação das bibliotecas da Lezíria do Tejo (quer em termos de competências dos seus profissionais, quer de equipamentos e recursos tecnológicos e bibliográficos) para a promoção da literacia digital na comunidade, nos vários níveis etários, em diferentes níveis de complexidade e em diversas áreas como cidadania digital, redes sociais e comunicação com entidades oficiais, robótica, programação, realidade aumentada ou realidade virtual, impressão 3D, entre outras.

Com seis ações já definidas, a primeira fase de agendamento do plano de formação a desenvolver na Biblioteca Municipal de Coruche inicia-se a 19 de fevereiro e termina a 27 de abril:

• 19 Fevereiro às 10 horas (no decorrer da Hora do Conto) - Realidade Virtual e Aumentada;
• 9 de Março às 15 horas - Modelação 3D;
• 16 de Março às 15 horas - Criação de currículo;
• 6 de Abril às 15 horas - Internet para principiantes;
• 13 de Abril às 15 horas - Iniciação às Redes Sociais: Facebook;
• 27 de Abril às 15 horas - Introdução ao Canva.

Sublinhe-se que, apesar de apenas estar definido um dia para cada ação de formação nesta primeira fase, caso haja interesse por parte do público serão replicadas as ações em data futura. O objetivo consiste, de facto, em dar continuidade ao programa de formação ao longo do tempo.

Ainda no âmbito do Projeto BiblioTICs, refira-se que os técnicos das bibliotecas municipais obtiveram formação na utilização dos novos equipamentos, estando aptos a desenvolver com proficiência as ações planeadas nas bibliotecas da RIBLT. Superior a 175 mil euros, o investimento na Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) foi possível através de candidatura ao Projeto PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), levado a cabo em 2020 e 2021.

Sendo uma das 200 Bibliotecas da Rede de Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal de Coruche abriu portas no dia 17 de junho de 1962. Atualmente situada na proximidade do Edifício dos Paços de Concelho, reúne um espólio de cerca de 21 mil obras e tem ainda na sua dependência a Sala de Leitura Dr. Américo Durão, situada na freguesia do Couço. Recentemente, constituiu também a rede de 242 municípios, 412 bibliotecas fixas e 59 itinerantes da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Esta nova fase de colaboração traduz-se no enriquecimento significativo dos serviços disponibilizados à comunidade pela Biblioteca Municipal de Coruche.

Contactos para informação adicional:

Telefone: 243 610 212