Inscrições abertas para residência artística “Cinema Documental”

A residência artística “Cinema Documental”, dinamizada pela associação Waves of Youth, decorre de 13 a 17 de setembro, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas, no Museu Municipal de Coruche. As inscrições, formalizadas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou de formulário disponível no link infra, estão abertas até 8 de setembro e são limitadas a 10 participantes com idade superior a 15 anos. Inserida no âmbito da Bienal de Coruche, a apresentação pública dos trabalhos finais está marcada para o dia 25 de setembro, às 21h30, no pátio do Museu Municipal.

As oficinas-residência pretendem abordar o hibridismo na fluidez da combinação entre o artístico e o social, entre as atividades de educação formal e não formal, entre o local e o global, explicando a importância do cinema documental nos dias de hoje. Nesse sentido, será produzida uma curta-metragem documental em parceria com o Município, onde se pretende etnografar tradições, linguajares, histórias, costumes e práticas em extinção na Lezíria do Tejo. Serão ainda promovidas competências artísticas em jovens que estejam a residir no Médio-Tejo e competências de liderança em projetos transformadores.

Nesta perspetiva, o projeto “Vale” é colaborativo por um movimento pró-inclusão pela arte que visa contribuir para a criação de um arquivo audiovisual sobre o património imaterial da Lezíria do Tejo, explorando temas que abordem a história da região e promovam o filme documentário, bem como o aparecimento de novos percursos técnicos e artísticos. Será constituída uma equipa idealmente de 10 elementos composta por: Realizador, Assistente de Realização, Diretor de Fotografia, Assistente de Imagem, Claquetista, Anotador, Diretor de Som, Assistente de Som, Perchista, Fotógrafo de Cena e uma equipa de Produção que realizará, durante uma semana, o documentário.

A residência artística constitui-se como um projeto de capacitação, tendo como objetivos a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas, profissionais, sociais e pessoais, procurando contribuir para uma maior integração e para a eliminação de discriminações e assimetrias económicas, sociais, culturais e territoriais através de práticas artísticas e culturais, bem como para o aumento dos sentimentos de pertença na comunidade.

Inscrições:

• Formulário:

+info: https://www.cm-coruche.pt/noticias_impt1/item/3204-cimlt-apresenta-programacao-cultural-em-rede