Está criado o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça!

O novo Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça tem como objetivo ser o polo agregador de massa crítica da fileira da Cortiça, relativamente à investigação, conhecimento, tecnologia, promoção, numa abordagem interdisciplinar deste setor, e por essa razão fazem parte as mais diversas entidades competentes, para além daquelas que representam a administração pública. Os desafios que atualmente são colocados à fileira, seja na produção, transformação ou na investigação devem encontrar aqui um espaço de partilha de saber.
Deste Centro fazem parte, para além da Câmara Municipal de Coruche, que tem tido um papel fundamental na criação deste polo, a AIFF (Associação para a Competitividade da Industria da Fileira Florestal); FILCORK ( Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça);APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça);CTCOR (Centro Tecnológico da Cortiça); CL (Companhia das Lezírias); ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta);INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária);ISA (Instituto Superior de AgronomiaUniversidade de Lisboa); UNAC (União da Floresta Mediterrânea); UE (Universidade de Évora) e UTAD (Universidade de Trás os montes e Alto Douro).
Numa primeira fase e durante a última edição da FICOR foi assinado o acordo de cooperação deste organismo que ficará sediado no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche. Esse momento que contou com a participação da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, decorreu durante o I Congresso da Fileira do Sobreiro e da Cortiça, organizado pela FILCORK com o tema genérico “Visão de Futuro para a Fileira da Cortiça”
O protocolo de constituição do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça foi assinado oficialmente no passado dia 29 de julho, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva. Seguiu-se a primeira reunião do Conselho Geral com a designação dos membros da equipa de coordenação e marcação de agenda e planos de trabalho próximos.