12.10.2022 4:00 pm - 03.19.2023 5:00 pm

Exposição “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”

Descrição

Está agendada para 10 de dezembro, às 16 horas, no Núcleo Rural de Coruche, a abertura da exposição “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição”, resultante da colaboração entre o Núcleo Rural e o Rancho Folclórico Regional do Sorraia, que no sábado fará também as honras da casa, dinamizando a atividade da taberna e da mercearia. As mesas de sueca, dominó e matraquilhos abrem às 15 horas e, às 16 horas, é ainda apresentado o trabalho em ponto-cruz desenvolvido pelas Coquetes – Casa da Gente e Casa Comunitária de Coruche. Às 17 horas há petiscos e doces tradicionais de Natal na antevisão do jogo dos quartos-de-final do Mundial de Futebol, transmitido às 19 horas na taberna.
“Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição” dá o mote para a abordagem de um tema diferenciado da habitual programação do Núcleo e vai ao encontro da planificação traçada para a dinamização do espaço museológico. A iniciativa, que visa assegurar a dinamização do espaço num modelo de gestão partilhada, está em linha com os objetivos do protocolo de colaboração assinado em maio entre a Câmara de Coruche e associações culturais do Concelho, em particular aquelas que desenvolvem atividades no âmbito da etnografia e do folclore.
 A mostra, patente até dia 30 de abril de 2023, alarga-se à realização de ateliers de bordados, bem como à programação de palestras temáticas. Ainda a 10 de dezembro, no âmbito da programação de Natal em Coruche, das 10 às 13 horas há animação itinerante pelas ruas da Vila com a Marchinha do Botequim e acontece a Hora do Conto com a história de amor enternecedora “Frederico e Constantina”, dinamizada pela autora Ana Rita Janeiro na Biblioteca Municipal de Coruche. Às 15 horas a animação cultural está a cargo da ODAC – Oficina d´Artes de Coruche.
Esperamos por si!

+info:
∘ Exposição “Velhos são os trapos: bordados, saber-fazer, arte e tradição” inaugurada a 10 de dezembro - Câmara Municipal de Coruche (cm-coruche.pt)
∘ Programação especial em Coruche neste Natal - Câmara Municipal de Coruche (cm-coruche.pt)