Festas em Honra de N.ª Sr.ª do Castelo 2019 - Requalificação do Centro Histórico e Jardim 25 de Abril

Considerando que as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo se realizam de 14 a 18 de agosto e que estas são um dos momentos altos de visitação do concelho. Este é um período em que acolhemos todos os Coruchenses, emigrantes e forasteiros, em ambiente de festa, e por isso estamos a trabalhar para que as obras que estão a decorrer no âmbito da requalificação do centro histórico perturbem o menos possível os principais momentos das Festas.

Nesse sentido, informamos que a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo e o Cortejo Histórico e Etnográfico irão decorrer, à semelhança de anos anteriores, nas mesmas artérias do Centro Histórico, estando este Município a providenciar / diligenciar as ações necessárias e suficientes para garantir a realização dos percursos habituais. As atividades taurinas previstas irão realizar-se apenas até à Praça da Liberdade / Largo da “Cabra Cega”.

O Jardim 25 de Abril está também a ser alvo de uma profunda intervenção, a qual não estando ainda concluída, irá estar acessível à população durante o período das Festas, considerando que é uma zona privilegiada para ver o Fogo de Artifício, a 14 de agosto.

O Município de Coruche reconhece os constrangimentos causados à população, ao comércio e serviços desta vila, porém o investimento que está a ser realizado nestas grandes intervenções visa manifestamente melhorar o ambiente urbano, as acessibilidades, as infraestruturas  básicas e a zona ribeirinha (Jardim 25 de Abril e Margem Esquerda).
Esta é uma obra de elevada complexidade, com obrigatoriedade de acompanhamento arqueológico o que tem vindo a condicionar a circulação e as acessibilidades a esta zona da vila, para além de implicar uma maior morosidade no avanço dos trabalhos relativos à empreitada.
A conclusão desta requalificação irá contribuir para a valorização do centro histórico e melhorará a qualidade de vida de quem cá reside, investe e visita Coruche.
O Município de Coruche, agradece a compreensão de todos pelos incómodos causados durante a execução destas importantes obras, na certeza porém que a sua conclusão irá valorizar o nosso centro histórico e a nossa zona ribeirinha.
O Presidente da Câmara
(Francisco Silvestre de Oliveira)
Coruche, 18 de julho de 2019