O Município de Coruche integra a candidatura PiiCiE LT, Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela CIMLT e financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadrado no Alentejo 2020.
Este protocolo contempla a implementação das ações que integram os dois eixos de intervenção do plano integrado da Lezíria do Tejo:
1. Educação Positiva e 2. Educação pela Inovação, através da constituição de uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) que, em Coruche, é constituída por um Animador Sociocultural, um Educador Social e um Psicólogo Clínico.
Pretende-se, através de intervenções positivas e criativas adequadas a cada contexto escolar, incidir no desenvolvimento do espírito crítico e criativo das crianças e jovens, assim como no reforço de competências escolares, sociais e relacionais, pela dinamização de atividades que promovam uma maior interligação entre escola, pais e comunidade em geral.
• Apoiar o entusiasmo dos alunos para aprender;
• Desenvolver competências sociais positivas (empatia e compaixão, paciência e generosidade);
• Melhorar o autocontrolo do aluno e das suas competências de autorregulação;
• Relaxamento e gestão emocional para que os alunos possam aumentar a sua capacidade de foco, bem-estar e calma de modo a aumentar o sucesso escolar.



Nesta fase, estão a decorrer as inscrições de equipas de jovens empreendedores, que terão a oportunidade de participar em Oficinas de Empreendedorismo Criativo, nas quais se procura desenvolver e potenciar atitudes e competências empreendedoras nos jovens, bem como, preparar e apoiar a apresentação das suas ideias inovadoras nas Jornadas Municipais de Empreendedorismo Criativo.
A ideia vencedora das Jornadas Municipais de Empreendedorismo Criativo representará, o Município e o Agrupamento de Escolas de Coruche, no Concurso Anual de Empreendedorismo Criativo Intermunicipal, a ocorrer em maio de 2020, na CIMLT.
