JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 899

Câmara de Coruche vai devolver 200 mil euros de IRS aos munícipes

Coruche vai devolver 200 mil euros de IRS aos munícipes

A Câmara Municipal de Coruche vai devolver aos munícipes mais de 200 mil euros do IRS de 2015, fruto da política fiscal que a autarquia tem vindo a seguir.

As câmaras têm direito a receber 5% do total de IRS cobrado nos respetivos concelhos e podem devolver uma parte aos cidadãos, reduzindo a taxa e não arrecadando parte da receita.

Apenas 96 municípios em 308 reduzem a taxa de IRS e Coruche integra a lista dos municípios que aplicam uma taxa reduzida (3%).

Para o Presidente Francisco Oliveira “as famílias nos últimos anos foram sobrecarregadas com  impostos aplicados sobretudo aos rendimentos do trabalho, sendo o IRS um imposto cuja receita vai para o Estado mas que as câmaras tem direito a ficar com  5% desse valor arrecadado, entendemos que reduzir a taxa, de 5% para 3%,  e não arrecadar parte da receita não colocaria em causa a liquidez da autarquia e, por outro lado, seria uma medida solidária e amiga das famílias Coruchenses, sobretudo daquelas sobre as quais incide o imposto.”

Coruche é um dos municípios que tem uma das mais baixas taxas de IMI do país, na ordem dos 0,35%, contemplou o IMI familiar o que se traduz numa redução de 10 a 20% no IMI para as famílias que tenham dependentes a seu cargo.  No que se refere à Derrama, uma taxa reduzida de 0,5% para um volume de negócios até 150 mil euros e de 1% para os negócios superiores a 150 mil euros, “temos benefícios fiscais competitivos que nos permitem dizer que a nossa política é amiga das famílias e das empresas” refere o Presidente Francisco Oliveira.

O valor de IRS atribuído aos cidadãos consta na nota de liquidação de IRS na parte de dedução à coleta (benefício municipal).

Coruche, é o único dos 21 municípios do distrito de Santarém que devolve 2% da taxa e apenas sete municípios da região devolvem parte da receita aos munícipes.

Em 2015, o Município de Coruche foi distinguido como “Autarquia familiarmente responsável” e reconhecido como o Município do Ano da Região do Alentejo.