Saltar para o conteúdo principal

Pontes para a Igualdade

 “Pontes para a Igualdade” – Um compromisso para o Futuro


Os Municípios assumem-se, hoje, como um dos principais motores da participação e democratização, com capacidade para criar dentro das organizações e da sua ação espaços dinâmicos de cidadania que se revelam como exemplo para uma verdadeira mudança na vida local. A Câmara Municipal de Coruche deliberou a 19 de outubro de 2016, aderir à Carta Europeia para a Igualdade entre Homens e Mulheres, aprovou o Protocolo de Colaboração com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o qual foi assinado a 21 de março de 2017, e associou-se ao dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade. Assumimos um compromisso para capacitar o nosso território e dar uma melhor resposta aos desafios do desenvolvimento e de uma gestão integrada, inclusiva e inteligente na sociedade civil, nas entidades públicas e nas empresas.
Hoje, os Municípios pela proximidade aos cidadãos são as entidades mais capazes de passar das palavras para a realidade dos atos, no que respeita à Igualdade entre homens e mulheres, ao nível da igualdade de oportunidades, nomeadamente no incentivo à participação e representação dos munícipes na vida política, social, económica e cultural, procurando defender os seus direitos civis e sociais, promover a mudança de atitudes e eliminar os estereótipos de género.
Pretendemos que Coruche seja um modelo de sustentabilidade também nas relações laborais e cumpra as metas estabelecidas pela Europa diminuindo as disparidades salariais. O projeto «Pontes para a Igualdade – Cidadania Participada, Igualdade Alcançada» será um veículo de interação e exemplo de implementação no território da Estratégia Europeia para o Emprego e Crescimento Inteligente.
O Município de Coruche quer ser um verdadeiro motor da mudança, permitindo eliminar a persistência e reprodução das desigualdades e tornar a sociedade, mais justa, mais inclusiva e mais democrática, atuando em duas vertentes fundamentais deste processo de transformação – interna e externa – ou seja, para os seus trabalhadores e para os seus munícipes.
Assim, ao longo do ano iremos realizar um conjunto de ações que sensibilizem a sociedade civil, criando a cada dia novas Pontes para a Igualdade, que serão reunidas e divulgadas nesta página oficial .
Um abraço amigo,
O Presidente da Câmara Municipal
Francisco Silvestre de Oliveira

Protocolo de Cooperação CIG em anexo

default PROTOCOLO IGUALDADE 2023  (2.05 MB)


Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Coruche

pdf PIMND Coruche Diagnóstico + Plano (5.72 MB)

default EQUIPA PARA IGUALDADE NA VIDA LOCAL (85 KB)


Dia Municipal para a Igualdade


O Dia Municipal para a Igualdade assinala-se a 24 de outubro, com o objetivo de sensibilizar as autarquias para a territorialização da dimensão da igualdade de género.
A criação desta efeméride teve como enquadramento o IV Plano Nacional para a Igualdade – Género, Cidadania e Não Discriminação (2011-2013), mais especificamente, a Medida 43 «Instituir e divulgar o “Dia Municipal para a Igualdade”» (Área Estratégica 5 – Ambiente e Organização do Território).




 

voltar ao topo