Saltar para o conteúdo principal

Parcerias

RETECORK


A RETECORK foi concebida a partir de um primeiro encontro de territórios corticeiros que teve lugar em Palafrugell, em outubro de 2006, no qual participaram quarenta e seis assistentesonze oradores e onde se aprovou a Carta de Palafrugell que promoveu a constituição de uma Associação de Coletividades Corticeiras a nível europeu.
Em abril de 2007 constitui-se formalmente em Cassà de la Selva a Rede Europea de Territórios Corticeiros - RETECORK, composta inicialmente por vintetrês associados de Espanha, Portugal, Itália e França, com o objetivo de constituirao nível da administração local e com vista ao desenvolvimento económico-social das povoações, uma plataforma para o conhecimento, promoção e desenvolvimento da cultura da cortiça, com representantes das comunidades tradicionalmente ligadas à promoção, transformação e comercialização da cortiça.
Os objetivos desta plataforma são:

  1. Defender os interesses dos territórios corticeiros com o fim de contribuir para o seu desenvolvimento sustentável numa perspetiva socioeconómica, cultural e ambiental.
  2. Assegurar que a atividade corticeira, que tem sido a fonte de riqueza dos nossos municípios ao longo de mais de dois séculos, continue a ser um importante recurso de desenvolvimento local.
  3. Estabelecer estratégias conjuntas de trabalho no âmbito da promoção económica, do fomento da ocupação e da competitividade e da abertura recíproca dos mercados internacionais.


O Município de Coruche assume atualmente a presidência da Assembleia Geral da RETECORK.

Para mais informações consultar:
www.retecork.org

FILCORK


A FILCORK - A Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça tem a sua sede no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, e pretende reunir na mesma entidade os representantes do estádio da produção e transformação. O seu modelo de financiamento baseia-se na geração de recursos no seio da própria fileira, através da participação das empresas produtoras e transformadoras, e tem por objetivo a concertação interprofissional entre todos os agentes que trabalham na fileira da cortiça, promovendo uma articulação global entre os vários intervenientes deste setor.

 

AMBIOS


A Ambios Portugal é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 2018 e sediada no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.
Enquanto associação científica, a Ambios Portugal tem como fim a difusão da cultura científica e a promoção do envolvimento da sociedade na ciência, com base nos princípios e na prática do desenvolvimento sustentável e da conservação da biodiversidade, visando a qualidade da vida e do ambiente em geral.
A Ambios Portugal foi fundada por uma equipa proveniente de universidades, organizações não-governamentais, empresas e administração pública, com ligações ao setor ambiental. O princípio da Ambios Portugal é contribuir com a experiência profissional e competências pessoais de cada membro para um objetivo comum.

voltar ao topo