Valorizar Coruche

Valorizar Coruche, Valorizar a Zona Ribeirinha.

Requalificação Jardim 25 de Abril / Largo Porto João Felício

A requalificação e revitalização da margem direita do Rio Sorraia foi iniciada com a obra do Emissário, Dique de Proteção no Rio, seguida pela requalificação do Parque do Sorraia e Avenida Luís de Camões e mais tarde pela revitalização e requalificação da antiga manga dos touros que deu lugar à Avenida do Sorraia. A atual empreitada conclui a intervenção na margem direita do Rio Sorraia.

A intervenção que vai decorrer no Jardim 25 de Abril e no Largo Porto João Felício está integrada no Plano de Desenvolvimento Urbano de Coruche (PEDU) que totaliza um financiamento comunitário de mais de 5 milhões nos vários projetos aprovados.

OBJETIVOS DO PROJETO
. Criar infraestruturas de saneamento básico, redes separativas de águas pluviais e esgotos;
. Executar novas redes de abastecimento de água em substituição das existentes (em fibrocimento) ;
. Remodelar a rede elétrica de Iluminação Pública;
. Melhorar o enquadramento paisagístico da Vila;
. Renovar o mobiliário urbano e equipamentos infantis;
. Fortalecer a ligação do Rio ao Jardim e do Jardim ao Centro Histórico da vila;
. Beneficiar os acessos viários e sinalização;
. Criar um melhor ordenamento do tráfego;
. Favorecer a Circulação Pedonal com passeios mais acessíveis;
. Reforçar a Segurança, a Mobilidade e a Acessibilidade para todos;
. Organizar o Estacionamento no Largo João Felício;

FASES
- A intervenção é faseada de modo a minimizar os incómodos:
. A obra vai iniciar-se no Jardim 25 de Abril com a execução de talude e muros de suporte para alargamento do passeio entre a rotunda e a ponte;
. A intervenção no Largo Porto João Felício será feita por três fases (1ª - junto ao antigo posto de turismo até à travessa de ligação à Rua dos Guerreiros; 2ª – Travessa do Salustiano; 3ª – desde o Centro Comercial Jardim à entrada da Avenida Luís de Camões)

CONDICIONANTES DURANTE A EXECUÇÃO DA OBRA
. O Jardim 25 de Abril vai ficar interdito ao público exceto no corredor junto ao rio de modo a permitir a ligação pedonal acessível em toda a frente ribeirinha;
. A utilização do Largo Porto João Felício estará condicionada ao trânsito automóvel, apenas acessível a residentes, utentes do ATL e estabelecimentos comerciais localizados nessa área;

PRAZO: 18 meses
PROJETO: ARPAS, Arquitetos Paisagistas Associados
EMPREITEIRO: Consdep - Engenharia e Construção S.A
FISCALIZAÇÃO: PMT - Coordenação e Gestão de Projetos, LDA
VALOR TOTAL DA OPERAÇÃO: 1.012.218,48 €
VALOR DE APOIO FEDER: 860.385,71€

A Câmara Municipal de Coruche agradece a compreensão de todos pelos incómodos causados durante a execução desta obra.

REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DA VILA DE CORUCHE

A requalificação do Centro Histórico de Coruche, que se vai iniciar, está integrada na estratégia de desenvolvimento urbano do Município que totaliza um financiamento comunitário de mais de 5 milhões de euros .Esta requalificação do espaço público visa criar uma melhoria das acessibilidades ao Centro Histórico em integração com as intervenções que estão a ser desenvolvidas na Zona Ribeirinha e Porto João Felício.
A área de intervenção é de aproximadamente 12 100 m2 e visa valorizar as Ruas e Praças / Largos do Centro Histórico. Irá desenvolver-se desde a zona Este (Rua de Santarém) da Vila de Coruche até à zona Oeste (Rua Salvaterra de Magos), intercetando o núcleo central do centro histórico (Praça da Liberdade).

OBJETIVOS:
.Reabilitar e recuperar o núcleo urbano central da vila, preservando a memória e a identidade do património de Coruche adaptando-o a novas funcionalidades que permitam uma melhor utilização do espaço público.
.Criar condições de mobilidade adequadas através de um percurso pedonal, privilegiando a segurança dos utilizadores e fomentando a ligação aos percursos existentes na Zona Ribeirinha;
.Renovar e reforçar o mobiliário urbano (papeleiras, bancos, bebedouros, floreiras, pilaretes, sinalização vertical );
.Intervir nos pavimentos, passeios e lancis garantindo um maior conforto urbano para quem reside e visita o centro histórico;
.Uniformizar o tipo de pavimento nos largos (áreas de centralidade urbana) e ruas da área de intervenção;
.Organizar o estacionamento, através da colocação de marcações no pavimento;
.Reforçar a iluminação pública (LED) ao longo das ruas;

FASES
A obra será realizada por fases de modo a minimizar os incómodos.
Primeira área de intervenção: Rua Vasconcelos Porto - Largo de Santo António - Rua Direita até ao entroncamento com a Rua Joana Isabel Matos limas Dias.

CONDICIONANTES DURANTE A EXECUÇÃO DA OBRA
O acesso de viaturas estará condicionado ao tráfego em geral, garantindo a circulação para residentes, estabelecimentos comerciais e viaturas de emergência durante a execução da obra.

PRAZO: 18 meses
PROJETO: Rio Plano, Arquitetura Paisagística, Lda
EMPREITEIRO: Protecnil, Sociedade Técnica de Construção S.A.
FISCALIZAÇÃO: Formato Ec, Consultoria e Engenharia, Lda
VALOR TOTAL DA OPERAÇÃO: 2.078.747,38 €